Principais diferenças entre os cruzeiros fluviais e marítimos

O local de navegação não é o único diferencial entre os cruzeiros marítimos e fluviais. Há muitas diferenças estruturais e de experiências oferecidas aos passageiros, por isso o público atendido também é distinto. Famílias com crianças costumam procurar os marítimos, já viajantes experientes e casais os fluviais. Isso porque o primeiro conta com atrações infantis, juvenis e recreação. O segundo oferece uma experiência mais gastronômica e cultural. 

Ao chegar ao porto, o tamanho de um cruzeiro marítimo surpreende. Vários andares, milhares de pessoas a bordo, muitas opções de restaurantes, boates e cassinos. Os cruzeiros que navegam por rios são menores, levando cerca de 100 passageiros. O tamanho se deve à logística do percurso, essas embarcações passam por eclusas, atracam em píeres e portos pequenos, há também a questão da profundidade dos rios.

Além de academia, spa, piscina e wi-fi, os fluviais convidam os viajantes a observarem lindas paisagens ao longo de todo o percurso. Sem dúvida, esse é um dos pontos altos da viagem. Esse ambiente mais intimista dos fluviais faz com que os passageiros se conheçam e o staff consegue dar atenção especial aos hóspedes. O serviço oferecido a bordo é de fato exclusivo e personalizado. A gastronomia a bordo é de alto padrão, os pratos são assinados por grandes chefs e os ingredientes frescos repostos diariamente. 

A experiência oferecida pelos cruzeiros fluviais nos passeios terrestres são mais intimistas e simples.  Por atracam em portos menores, não há burocracia no embarque e desembarque, com isso os viajantes ganham mais tempo nas paradas. As embarcações estacionam ao lado de cidadezinhas históricas e vilarejos que podem ser explorados pelos passageiros do jeito que eles quiserem: tour guiado, bike ou a pé. 

Os marítimos, por outro lado, só atracam em grandes portos, por isso o embarque e desembarque não é tão simples. Há uma série de protocolos que precisam ser cumpridos e isso faz com que o tempo de tour seja reduzido. Além disso, normalmente, o navio para longe das principais atrações das cidades. 

Por fim, a estabilidade. Diferente dos marítimos, que a estabilidade depende das condições climáticas e tamanho da embarcação, nos fluviais praticamente não se nota o movimento do barco. Ou seja, sem enjoos a bordo. 

Os cruzeiros fluviais são famosos pelos roteiros europeus, mas também há outras opções de destinos, como Ásia, Egito, China, África do Sul e Índia.  AmaWaterways, Emerald e Scenic estão entre as companhias que fazem esse tipo de itinerário.

Sobre a Velle Representações

Fundada em 2002, a Velle Representações é um escritório boutique, com sede em São Paulo, que oferece marketing e vendas especializadas e consultoria para turismo de luxo a empresas que buscam posicionar suas marcas no mercado brasileiro. Seus profissionais têm vasto conhecimento em viagens de luxo, logística e bom  relacionamento com tomadores de decisão chave, como agentes de viagem, operadores, especialistas e mídia do trade de turismo. A empresa é representante exclusiva no Brasil das companhias AmaWaterways, Emerald e Scenic – incluindo o iate de descobertas Scenic Eclipse. Além disso, também conta com as marcas Avalon, Viking River Cruises, Poseidon Expedition e Uniworld. 

Mais informações  Velle Representações info@velle.tur.br (11) 3285.4437

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *